(14) 3622-2624
contato@abrigosaolourenco.com.br
Avenida do Café,131 - Vila Ivan - Jaú-SP

Nossa HistóriaVoltar

O Abrigo São Lourenço de Jaú é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 03 de março de 1920 (inaugurada em 28 de maio de 1923) por Lourenço Avelino de Almeida Prado que confiou os cuidados da entidade as religiosas da Congregação de São José. Após a morte de Lourenço Avelino – presidente da Entidade, os demais diretores como homenagem ao principal incentivador ligaram seu nome à entidade que passou a chamar Asilo de Mendicidade São Lourenço. Da data de fundação aos dias atuais o Abrigo São Lourenço teve a sucessão de diversas diretorias, sendo que na década de 90 a congregação das irmãs deixa a instituição, passando a responsabilidade e cuidados da entidade para a diretoria e seus funcionários. É neste período que o Abrigo recebe o reconhecimento de utilidade pública, bem como os convênios com o poder público. Atualmente atende a idosos, sem distinção de gênero e tem como principal finalidade, de acordo com a Tipificação, fornecer o acolhimento de longa permanência, estando em contato com as mais variadas expressões da questão social como a situação de abandono, isolamento, de exclusão e/ou incapacidade de cuidar por parte da família e da sociedade, o Abrigo busca trabalhar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários articulando para melhorar a qualidade, bem como o acesso aos direitos dos usuários.

 

Atualmente a instituição tem capacidade para atender cinquenta idosos. A estrutura física do prédio está adaptada com as especificações constantes da NBR 9050/ABNT (Acessibilidade). O espaço de moradia dispõe de condições de repouso, bem-estar e convívio, dispondo de energia elétrica, água, telefone, gás, combustível, materiais de higiene e limpeza, materiais pedagógicos, materiais de escritório, alimentação, vestuários, roupas de cama, mesa e banho, entre outros.

 

Atualmente, também, o Abrigo oferece serviço de referência em Jaú, disponibilizando aos seus abrigados a assistência de profissionais de medicina, de assistência social, de nutricionista, de técnica em nutrição, de enfermagem: enfermeira, técnicos e auxiliares de enfermagem, e de cuidadores sociais.

 

As ações desenvolvidas com os idosos contam com todos os recursos e materiais necessários e suficientes para suas implementações.